Postura correta ao andar de bicicleta.

Muitos pacientes me perguntam sobre qual bicicleta ou qual postura é ideal para pedalar. Aliás, observando o perfil dos pacientes que têm me procurado, normalmente com problemas e dores associados ao estresse físico e emocional da correria do trabalho e da rotina familiar, acho a bicicleta uma ótima atividade física para os que gostam de aliar os benefícios do exercício físico ao prazer de estar ao ar livre, o que proporciona um bem estar físico e emocional aliado ao relaxamento. Mas para isso ser um aliado ao tratamento, são necessários alguns cuidados, principalmente aos que estão saindo do sedentarismo.


Segue abaixo um texto interessante da RPG Souchard que pontua muito bem o que conversamos nos atendimentos, que vão permitir fazer uma atividade física sem comprometer o período de tratamento e ainda proporcionar os benefícios do relaxamento e do condicionamento cardiovascular.

postura-correta-bicicleta.png

"A postura correta é um ponto fundamental para o desempenho de um ciclista, além de contribuir para prevenção contra lesões musculares e evitar o desperdício de energia. Para tirar o maior proveito da bicicleta o ciclista precisa estar corretamente posicionado e regular a bike para o seu corpo, com a possível troca de alguns de seus componentes. Uma bicicleta perfeitamente ajustada pode melhorar em até 20% a performance do ciclista.


Desvios posturais podem comprometer o desempenho e o conforto do ciclista, podendo levar à lombalgia. A ocorrência da lombalgia tem sido relacionada ao ajuste dos componentes da bicicleta e a anatomia do ciclista. Flexão excessiva de tronco, discrepância de comprimento dos membros inferiores, componentes da bicicleta em dimensões inapropriadas, fraqueza muscular, pouca flexibilidade e desvios posturais comprometem o desempenho do ciclista.


Muitos fatores influenciam na hora de encontrar uma posição ideal sobre a bicicleta. É necessário saber quais os objetivos do ciclista, seu estilo de pedalada, sua experiência no esporte e o tipo de bicicleta que vai ser utilizado. Cada bike exige um tipo apropriado de posicionamento. Outro aspecto importante é o tipo físico do indivíduo e sua flexibilidade. Muitas pessoas pedalam e durante muito tempo se sentem desconfortáveis, isso acontece porque não estão fazendo movimentos naturais.

No entanto, deve-se considerar uma postura mais adequada possível no geral. Ao final do pedal, sua perna não pode estar hiperestendida e sim em uma flexão em torno de 15 graus entre a coxa e a perna. Coluna reta, olhar para frente, não colocar o peito para frente (criando o chamado efeito para quedas), os braços semi flexionados, não se deve ficar com eles estendidos para não sobrecarregar os cotovelos, as mãos devem estar em cima das duas manetes perto do freio. O ciclista deve procurar a posição mais relaxada possível. O ideal é que a bicicleta e ciclista se transformem em um conjunto harmônico.

Sem uma bicicleta apropriada para o tipo físico do ciclista é impossível pedalar de maneira correta e quanto mais corretamente esteja pedalando, menor será o esforço e maior o seu bem estar."

Saiba mais...